Pensamentos Ocasionais

Deixa aqui os teus Pensamentos Ocasionais! 

quinta-feira, março 10

Poupar Água

Avizinha-se um Verão difícil no nosso país e se não quiserem andar a levar com o cheiro a sovaco uns dos outros em Agosto, é bom que comecemos a pensar nisso já. Há pequenas coisas que podemos fazer e que nunca é demais relembrar, e quem, melhor que os Alentejanos habituados a terem as suas secas, nos explicaria como poupar àgua. E foram exactamente essas "dicas" que encontrei no site da Câmara Municipal de Évora.


Corrija os Maus Hábitos

Cozinha:

Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário deixe "de molho" os tachos e panelas.
Não lave a loiça em água corrente. Utilize a Bacia do Lava-Loiça ou alguidar. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma a duas vezes por dia.Use a mínima quantidade de detergente necessária para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.

Lavagem de Roupa:

Uma máquina de roupa consome 150 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e pode depois utilizar a água para lavar o chão da cozinha.

Máquina da Loiça:

Se tiver máquina de lavar loiça, não ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 60 litros de água.

Duche:

Num duche gasta 25 litros se demorar 5 minutos. Mais é desperdiçar tempo e água.

Autoclismo:

Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água.Deve utiliza-lo só quando for necessário.
Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papeis, cigarros (bem apagados) vão para o lixo.

Banhos de Imersão:

Num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes a quantidade de água utilizada para tomar um duche.Tome duche em vez de banho de imersão e não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.

Lavatório:

Enquanto escova os dentes ou se barbeia feche a torneira.Assim poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

Rega:

Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade.
Se possível utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos.
Regar de manhã cedo ou à noite é poupar água que se perde com o calor do sol.