Pensamentos Ocasionais

Deixa aqui os teus Pensamentos Ocasionais! 

domingo, outubro 24

Poetas Americanos - Edição 7

Emily Dickinson (1830-1886)

Image Hosted by ImageShack.us

Emily Dickinson nasceu a 10 de Dezembro de 1830 em Amherst, Massachusetts, local onde veio a falecer a 15 de Maio de 1886.

De família abastada e socialmente considerada (na sua maioria, membros da Congegational Church), Emily teve uma sólida formação escolar, tendo frequentado ainda pelo período de um ano o South Hadley Female Seminary.

A poeta nasceu, e viria a morrer, numa casa de nome The Homestead, construída pelo seu avô em 1813.
Por volta de 1858, Emily começou a produzir livros manuscritos da sua poesia, os «fascicles», feitos e encadernados à mão. Nos inícios da década de 1860 escreveu centenas de poemas por ano. A produção desses livros, embora a um ritmo mais lento devido a problemas de visão surgidos entre 1864 e 1865, duraria até à sua morte.

Embora tenha deixado centenas de poemas, Emily Dickinson nunca publicou um livro de versos. Em vida, talvez por causa da sua extrema relutância em ver-se em letra de forma, apenas publicou alguns poucos poemas anonimamente.

Emily Dickinson tornou-se a mais famosa poetisa da história da literatura norte-americana moderna. A sua poesia explora a presença e complexidade da alma humana e a sua vida de reclusão é um enigma.


Could live -- did live --
Could die -- did die --
Could smile upon the whole
Through faith in one he met not,
To introduce his soul.

Could go from scene familiar
To an untraversed spot --
Could contemplate the journey
With unpuzzled heart --

Such trust had one among us,
Among us not today --
We who saw the launching
Never sailed the Bay


Ler mais sober Emily Dickinson